27/03/2017

Semana da Leitura Encontro com o escritor António Mota 22 de março

Nos dias 22 e 23 de março, no âmbito da Semana da Leitura, mais de 800 alunos do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, da Educação Pré-Escolar, Primeiro, Segundo e Terceiro Ciclos (8ºano) receberam entusiasticamente o escritor António Mota, no Cineteatro Jaime Gralheiro e no auditório da EB1.
A arte subiu aos palcos, onde a poesia, a música, a leitura, a escrita, o teatro e alguns vídeos ilustrativos das atividades preparatórias, sempre protagonizadas pelas crianças e jovens, e, claro está, com o apoio e retaguarda dos professores envolvidos, encantaram o escritor.

António Mota assistiu com muito agrado a todas as atividades preparadas para o receber e felicitou todos os alunos do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul presentes nas diversas sessões durante os dois dias, pelo seu empenho e bom comportamento. Felicitou também todos os professores pela excelente qualidade e preparação das atividades desenvolvidas com base nos seus livros.
António Mota contou-nos episódios da sua vida pessoal e enquanto escritor.  Respondeu a todas as questões de forma simples e até divertida, tendo interagido com os alunos, com elevada simpatia e cordialidade.
Retive uma das suas respostas: “para escrever, não basta a inspiração, aliás nem é necessária, é preciso, isso sim, vontade e trabalho, muito trabalho?”
Depois de satisfeita a curiosidade dos alunos, tiveram lugar os habituais autógrafos dos seus livros. Referiu a este respeito, que um autógrafo é muito importante para quem adquiriu o livro, mas também para o escritor, porque o livro, com a sua obra e a sua história, por instantes, regressa às mãos do seu criador.

Não é possível enumerar individualmente todos os professores e assistentes operacionais que colaboraram com as professoras bibliotecárias e os que deram o seu contributo espontâneo para que esta Festa da Leitura tivesse o seu ponto mais alto centrado nestes dois dias mágicos. Deixamos um agradecimento especial a todos os professores de Português, de Oficina de Música e de Educação Física, e aos que acompanharam os alunos ao cineteatro e no regresso; às educadoras e docentes do 1º, 2º e 3º ciclos de todo o Agrupamento, aos assistentes operacionais, que colaboraram em diversas frentes, quer com os professores, quer com as professoras bibliotecárias; à Câmara Municipal, que disponibilizou transporte para as crianças e alunos do 1º ciclo das escolas de fora da cidade; aos técnicos da CM, cuja disponibilidade e dedicação foram imprescindíveis, desde os ensaios até à concretização do evento; aos profissionais da Editora Leya, que mediaram o encontro cuidando para que tudo decorresse com normalidade e, por fim, à Direção do Agrupamento que envidou todos os esforços no sentido de superar os obstáculos que foram surgindo antes e durante o evento.
Bem hajam!
A Coordenadora da Equipa da Biblioteca Escolar,
Professora Lurdes Meneses







Sem comentários: